Curiosidades sobre o cabelo

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

CRENÇAS

O cabelo é uma parte do corpo humano que converge em todas as culturas, religiões, etnias. É algo repleto de significados e simbologias.

Índios americanos, por exemplo, acreditam que nossos pensamentos saem da cabeça e vão até as pontas dos fios de cabelo. Acreditam que novos pensamentos se encontram na raiz do cabelo e os velhos, na pontas e ainda, quanto mais comprido um cabelo, mais pensamentos uma pessoa possui!

A verdade é que há uma explicação, digamos, mais científica e os índios têm uma razão para manter seus cabelos compridos.

Durante a Guerra do Vietnã, o exército dos Estados Unidos, recrutou os jovens mais saudáveis das tribos. Para tanto, cortaram seus cabelos e o rendimento destes soldados indígenas foi muito ruim. Os chefes das tribos explicaram que, ao cortarem os cabelos de seus soldados indígenas, estes, perderam sua capacidade sensorial, já que o cabelo prolongava o sistema nervoso.

Especialistas estudaram a questão a fundo e descobriram que os cabelos são nervos exteriorizados ou fios sensitivos, já que transmitem informações ao sistema límbico.

Crença, mas com fundamento científico.

SIMBOLISMOS DOS PODERES DOS CABELOS

Estátua da deusa Ísis com seu filho Hórus

Sansão (herói bíblico) acreditava que a sua força vinha de seus cabelos e quando Dalila mandou cortá-los sua força se foi.

Afrodite (deusa da mitologia) é simbolizada cobrindo todo o seu corpo nu com seus longos cabelos loiros.

A deusa Ísis possuía o poder de curar e ressuscitar através de seus cabelos.

Na Grécia Antiga as pessoas costumavam ofertar seus cabelos aos deuses como promessas.

Berenice ofereceu seus cabelos e doou à Afrodite em troca de proteção a Ptolomeu.

Medusa foi castigada e seus cabelos se transformaram em serpentes.

RELIGIÃO

Em, praticamente, todas as religiões, o cabelo tem um papel tão importante, um simbolismo tão marcante e um significado tão instigante que são escondidos, cobertos, intocados ou, simplesmente, eliminados de acordo com os preceitos de cada religião.

COMPORTAMENTO

Se você é mulher, já deve ter ido ao Salão para fazer algo com o seu cabelo, seja mudar o corte, a cor, o penteado quando algo não vai bem em sua vida ou ao contrário. Fato.

SUPERSTIÇÕES

Na história, vemos que era muito comum enviar mechas de cabelo para familiares, amigos e amores. Era ou ainda é costume, guardar mechas do cabelo do bebê e guardar mechas de um ente querido já falecido.

Curiosamente, mechas de pessoas famosas chegam a ir a leilões. A mecha de cabelo de Elvis Presley foi leiloada por 15 mil dólares. Já a de Napoleão Bonaparte, por 13 mil, indicando o rei do rock é mais popular do que o imperador dos franceses.

Dizem que a prática sexual faz o cabelo crescer mais rápido. É sabido que o cabelo masculino cresce mais rápido que o feminino…. então…

E, você? Conhece alguma curiosidade sobre o cabelo? Conte pra gente!!

Gostou do artigo?

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse por e-mail.

Rua Lisboa, 90 – Pinheiros, São Paulo
(11) 3082.1974