Ciclo do Cabelo

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Por Quíron Gibran – Tricologista

Quando admiramos aqueles lindos e longos cabelos, muitas vezes pensamos: por que meu cabelo não cresce? Ou até mesmo: por que meu cabelo nunca passa do ombro?

Para entendermos essas particularidades tão individuais para cada um de nós, precisamos entender sobre o ciclo de desenvolvimento capilar. Entender seu crescimento, sua involução anatômica e seu período de reentrada na fase de crescimento para que haja o surgimento de um novo fio.

Ciclo capilar

Fase Anágena: Neste ciclo de crescimento, encontramos a fase de maior duração do ciclo capilar. Tal fase pode durar de 2 a 8 anos, dependendo da genética de cada indivíduo. Isso determinará qual comprimento seu cabelo poderá atingir. Neste período de crescimento, o folículo piloso encontra-se em intensa atividade celular. Aproximadamente, 80% dos nossos cabelos encontram-se neste estágio de desenvolvimento.

Fase Catágena: Logo após um longo período de atividade celular, o folículo piloso prepara-se para sua renovação. Ou seja, o antigo cabelo será substituído por um novo fio. Nesta fase, a atividade proliferativa do folículo piloso é suspensa momentaneamente e, com isso, ocorre temporariamente a involução anatômica, fazendo com que o fio seja encaminhado até a superfície da pele e se desprenda. Trata-se da fase mais curta, apenas 1% ou menos dos cabelos encontram-se neste ciclo. Essa fase é curtíssima, dura apenas de 2 a 3 semanas.

Fase Telógena: Agora, o folículo piloso prepara-se para se conectar novamente a papila dérmica e originar um novo fio de cabelo. Neste momento, o folículo entra novamente na fase de crescimento, retorna a sua atividade proliferativa e, a partir daí um novo fio começa a ser formado. Para que isso ocorra, existe um tempo de 2 a 3 meses para a conclusão desta fase e, aproximadamente, 19% a 20% dos folículos encontram-se neste período.

O que podemos concluir depois dessas informações?

Que cada indivíduo possui uma fase de crescimento distinta, podendo ser mais longa ou não. Também entendemos que, parte de nossos cabelos entram em fase de involução anatômica diariamente. Ou seja, perder uma pequena quantidade de cabelos diariamente é normal. Posterior a isso, na última fase, entendemos que para a formação de um novo fio de cabelo o sistema capilar precisa de aproximadamente 2 a 3 meses.

Agora, se você entende que seu cabelo não segue esses padrões evolutivos, pode ser que o sistema capilar esteja fora da normalidade. Procure um tricologista!

Gostou do artigo?

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse por e-mail.

Rua Lisboa, 90 – Pinheiros, São Paulo
(11) 3082.1974