A Inventora da Escova de Cabelo

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Até os anos 1880, eram usados pincéis, cuidadosamente feitos à mão, com cabos de madeira ou metal e a cerdas eram costuradas à mão, uma a uma.

Por conta disto, era um produto destinado a pessoas com maior poder aquisitivo e, mesmo assim, presenteadas em ocasiões especiais, como batizados e casamentos.

A Afro-americana, Lyda Newman, aprimorou os tais pincéis, bem como o design, que trazia recursos para higiene, com espaçamento uniforme e fendas abertas. Durável e com ventilação durante a escovação.

Newman recebeu a patente nº 614.335 em 15 de novembro de 1898 e revolucionou a indústria com um produto mais barato e fácil de fabricar.

Ela também era conhecida por ser ativista pelos direitos das mulheres, sendo uma das organizadoras da seção afro-americana do Partido do Sufrágio Feminino, em luta pelo direito de voto para as mulheres.

 Lyda Newman é considerada a mulher que abriu caminhos para outras afros-descendentes da indústria da beleza como C.J. Walker sendo que sua história virou série da Netflix: “A vida e a História de Madam C.J. Walker”, 2020.

Rosy Fharia aperfeiçoou uma escova, que pode ser usada por todos, mas especificamente para quem possui alongamento, também em versão pocket. Veja a escova da Rosy na lojadarosy.  

Gostou do artigo?

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse por e-mail.

Rua Lisboa, 90 – Pinheiros, São Paulo
(11) 3082.1974